Como se formam os raios?
Raios são uma intensa descarga elétrica atmosférica. Se formam no interior de nuvens muito carregadas eletricamente e podem ocorrer de diversas formas. Algumas delas são:
• Intranuvem: O raio ocorre apenas dentro da nuvem geradora;
• Internuvem: O raio passa de uma nuvem para outra;
• Nuvem-solo: A descarga encontra um caminho de saída da nuvem e vai em direção ao solo. Nesse caso, a terra tem que estar carregada eletricamente e gerar uma carga elétrica que vá em direção a nuvem fazendo com que as cargas elétricas se encontrem no caminho.
Todo raio é acompanhado do relâmpago (que nada mais é que a energia eletromagnética e luminosa), e do trovão (que é o estrondo que ouvimos após o clarão).
O trovão é o som resultante da onda de choque gerada pela descarga elétrica ao atravessar de maneira supersônica o ar ao seu redor.
Um dado alarmante é que o Brasil é o país mais atingido por raios do planeta e recebe mais de 77 milhões de descargas elétricas por ano. Ainda segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 1790 pessoas já perderam a vida em decorrência do fenômeno no Brasil entre os anos 2000 e 2014.
Para saber quanto longe está um raio de onde você se encontra, conta-se a partir do momento em que o clarão foi visto até o trovão. Em seguida, divide-se por três o valor encontrado. Assim você terá a distância em quilômetros de onde a tempestade se encontra.
Sabendo disso, quanto menos demorar entre o relâmpago e o som mais rápido deve-se buscar abrigo para proteção.
Nunca fique em locais descampados ou embaixo de árvores em uma tempestade, evite sair à rua, evite usar telefones com fio ou que estejam ligados à tomada, fique longe de tomadas e aparelhos elétricos, objetos metálicos, veículos, a não ser que esteja dentro do mesmo. Esses locais atraem raios com muita frequência e colocariam sua vida em risco.
Deixe um Comentário