O Sistema Solar

          
O Sistema Solar recebe este nome por ser constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sobre seu domínio gravitacional.

Nossa estrela central é o Sol, que além de ser o maior componente é também o que ocupa 99,85% de toda a massa do sistema solar.

Nosso sistema solar é composto por 8 planetas, até recentemente eram 9 pois Plutão também era reconhecido como planeta, antes de ser rebaixado para a categoria de planeta-anão pois não se encaixava nas especificações necessárias para ser considerado um planeta. 4 desses planetas, os mais próximos da estrela, são planetas rochosos pois possuem uma crosta solida e rochosa. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os 4 restantes fazem parte dos conhecidos como gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Além dos planetas, existe uma infinidade de outros corpos celestes que orbitam ao redor do Sol, como satélites naturais (nossa Lua, por exemplo), asteroides no Cinturão de Asteroides que se situa entre a orbita de Marte até a orbita de Júpiter, cometas, entre outros.

Existe também o Cinturão de Kuiper que fica além da orbita de Netuno e se estende até 50 UA (Unidade Astronômica, equivale a distância entre a Terra e o Sol, de aproximadamente 150 milhões de quilômetros) onde se encontram corpos celestes com formação parecida aos cometas, mas que não volatizam seu gelo devido à grande distância entre eles e o Sol.

Ainda mais além, temos a chamada Nuvem de Oort, onde acredita-se que todos cometas tenham origem. Essa nuvem fica nas fronteiras do sistema solar, estima-se que em torno de 50.000 e 100.000 UA de distância.

Já que falamos dos cometas, os mesmos são enormes blocos de gelo e poeira remanescentes da formação do sistema solar e seus planetas, e que ocasionalmente atravessam o mesmo em direção ao Sol. Um dos mais famosos cometas é o Cometa Halley, que recebe esse nome em homenagem a seu descobridor, Edmond Halley.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.