O Planeta Vênus


Segundo planeta em distância do Sol é também conhecido como o irmão da Terra devido seu tamanho, tem apenas 650 km de diâmetro a menos que nosso planeta, sua massa e sua composição. Vênus não possui nenhum satélite natural.

No céu noturno o brilho de Vênus fica somente atrás do brilho lunar. Sua magnitude absoluta é de -4,6, lembrado que quando maior esse número negativo, maior é o brilho do astro. Ele é facilmente observável como um ponto muito brilhante logo após o pôr do sol em uma determinada época do ano e depois fica visível no horizonte antes do sol nascer. Seu brilho é tão intenso que pode ser visível até mesmo durante o dia, sabendo localiza-lo e também é capaz de produzir sombras no nosso planeta.

Vênus é um planeta rochoso, ou telúrico e possui a atmosfera mais espessa dos planetas com essa característica no Sistema Solar. Devido a tamanha espessura da sua atmosfera fica impossível observar sua superfície através da luz visível. Ao contrário do que se pode imaginar, o planeta mais quente do Sistema Solar não é Mercúrio, o mais próximo do Sol, mas sim Vênus. Isso se deve pelo fato dele possuir um efeito estufa infernal causado por suas nuvens de dióxido de enxofre e sua atmosfera rica em CO2 o que cria temperaturas superiores a 460 C. A atmosfera venusiana é composta de aproximadamente 96,5% de dióxido de carbono e o restante em sua maior parte nitrogênio. É devido a essas características atmosféricas que o planeta se torna tão brilhante, pois estima-se que 60% da luz solar recebida por Vênus seja refletida para o espaço.

Sua superfície é praticamente coberta por planícies e poucas crateras de impacto.

Sua órbita é a única no Sistema Solar que é praticamente circular, todas as demais são elípticas e enquanto visto do Sol todos os demais planetas giram no sentido anti-horário ao redor do Sol, Vênus gira no sentido horário e seu movimento de rotação é retrógrado. Devido seu movimento de rotação ser extremamente lento, um dia em Vênus dura mais que seu ano, um dia em Vênus dura 243 dias terrestres enquanto seu ano, tempo que completa uma volta em torno do Sol é de 224,7 dias terrestres.

Acredita-se que seu movimento retrógrado tenha se originado a partir de uma colisão com algum outro astro em um passado remoto e que Vênus pode tê-lo absorvido.

Vênus está a aproximadamente 108 milhões de quilômetros do Sol e em sua maior aproximação do nosso planeta chega a ficar a 38,5 milhões de quilômetros de distância de nós.

Visto por telescópio Vênus apresenta fases como as da Lua.

Diversas sondas já estiveram estudando Vênus, entre elas as do programa Mariner, Venera, Magellan e atualmente a sonda Venus Express está mapeando planeta em uma órbita polar. A NASA planeja também uma missão para Vênus, tendo essa a ideia de um pouso no planeta através de seu projeto Novas Fronteiras (New Horizons), para estudar sua superfície. A Rússia também pensa em enviar a Venera-D, essa também com intenção de liberar módulos que possam pousar no planeta e estudar melhor sua superfície.

Alguns fatores dificultam o pouso e manutenção de veículos exploradores em Vênus, como sua altíssima temperatura e a sua pressão na superfície que é de 92 atmosferas terrestres, a mesma observada a 1 quilômetro de profundidade no mar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.