O Planeta Mercúrio
É o planeta mais próximo do Sol e também o menor planeta do Sistema Solar. Não possui nenhum satélite artificial, seu ano dura 87 dias e 23 horas terrestres e a rotação em torno do seu eixo ocorre apenas três vezes a cada duas órbitas, ou seja, lá um dia dura 58 dias, 15 horas e 30 minutos terrestres.
Mercúrio é um dos quatro planetas rochosos, conhecidos como planetas telúricos. Seu raio equatorial é de 2439,7 km sendo menor até mesmo que alguns satélites naturais do Sistema Solar como Ganimedes e Titã.
Sua superfície é muito semelhante à superfície da Lua, cheia de crateras de impactos e superfícies lisas. Porém, diferentemente do que ocorre com a Lua, Mercúrio possui uma grande quantidade de ferro em seu núcleo, gerando assim um pequeno campo magnético de aproximadamente 1% do campo magnético terrestre. Esse núcleo é tão grande que ocupa 42% do seu volume, enquanto o núcleo terrestre ocupa apenas 17%. O teor de ferro presente no núcleo de Mercúrio é maior que o presente em qualquer outro planeta do Sistema Solar.
Estrutura interna do Planeta Mercúrio - Imagem: Wikipédia |
Devido seu pequeno tamanho e distância da Terra, muito pouco de Mercúrio pode ser estudado daqui por telescópios convencionais. Visto a olho nu ele se apresenta como um ponto bem brilhante, visível apenas no crepúsculo matutino ou vespertino. Apresenta uma magnitude que varia de -2,6 a 5,7 lembrando que, quanto maior o número negativo da magnitude maior será seu brilho, ou seja, -2,6 é sua fase mais brilhante.
Mercúrio não possui uma atmosfera considerável e possui campo magnético de aproximadamente 1% do terrestre. Sua temperatura varia de -173 a 427 graus Celsius.
Como se torna muito difícil e limitada sua observação a partir da Terra, algumas sondas já foram enviadas para estudar o planeta e mapear sua superfície. Entre elas estão a Mariner 10 que mapeou aproximadamente 45% da superfície do planeta e a MESSENGER que mapeou aproximadamente 35% da mesma. Em 2018 foi lançada a missão BepiColombo, que era para ter ocorrido em 2015, mas foi adiada. Esta missão irá levar duas sondas para Mercúrio, uma para estudar sua magnetosfera e outra para mapear sua superfície.
Deixe um Comentário