Por que nossas memórias se apagam ou distorcem com o tempo?



De acordo com um estudo conduzido pela Northwestern Medicine, assim como você não pode pisar no mesmo rio duas vezes, suas memórias são alteradas pelo ato de evocá-las, o que significa que cada memória que temos é colorida pelas vezes que nos lembramos antes. O estudo mostra que recordar uma lembrança com mais frequência torna essa memória menos precisa, e que toda vez que você tira uma lembrança da prateleira em seu cérebro, a coloca de volta um pouco diferente.

Isso porque, em vez de lembrar a memória real, você está recordando a lembrança da última vez em que se lembrou dela e de quaisquer erros que pudessem ter sido introduzidos lá. Como um jogo de telefone humano, esses erros podem construir um sobre o outro ao longo do tempo, deixando de lado os detalhes e introduzindo erros.

“Uma memória não é simplesmente uma imagem produzida pelo tempo viajando de volta ao evento original - pode ser uma imagem que é um pouco distorcida por causa dos tempos anteriores em que você se lembrava”, disse a pesquisadora Donna Bridge. "Sua memória de um evento pode se tornar menos precisa até ao ponto de ser totalmente falsa a cada recuperação.", completou Donna.

Os pesquisadores conduziram o estudo fazendo com que as pessoas relacionassem objetos a locais em uma grade ao longo de três dias. Eles descobriram que, embora as lembranças do segundo dia tivessem apenas algumas imprecisões, para as lembranças no terceiro dia, as participantes consideravam as imprecisões do segundo dia como suas memórias reais e colocavam os objetos mais perto das coordenadas imprecisas que agora lembravam como sendo as corretas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.